GINÁSTICA LABORAL: ENTENDA A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS

O ritmo acelerado da vida moderna pode ser enxergado, principalmente dentro de empresas, da seguinte forma: enquanto trabalha-se cada vez mais buscando alcançar uma maior produtividade, pensa-se cada vez menos em qualidade de vida. Dessa forma, os efeitos de tais ações podem ser devastadores tanto para a saúde dos colaboradores, quanto para as finanças empresariais. É por isso que cada vez mais organizações tem investido em oferecer atividades físicas para seus funcionários, como a Ginástica Laboral, por exemplo.

O que é ginástica laboral?

A ginástica laboral é um conjunto de práticas voluntárias de atividade física, realizadas no próprio ambiente de trabalho. Dessa forma, o objetivo dela é melhorar a condição física dos trabalhadores.

Etapas da Ginástica Laboral

Normalmente ela é composta por três etapas, que são a ginástica preparatória, a compensatória e a de relaxamento.

A ginástica preparatória é realizada antes do horário de trabalho e seu objetivo é preparar o colaborador para as tarefas. Já a ginástica compensatória é realizada durante o expediente para quebrar a rotina do trabalhador. Ela utiliza exercícios que compensem seus esforços repetitivos, por exemplo.

Por fim, a ginástica de relaxamento é realizada após o horário de trabalho e é baseada em exercícios de alongamento que servem para reparar o desgaste da jornada de trabalho.

É importante ressaltar que essa ginástica deve ser ministrada por um profissional de educação física, fisioterapia ou outro profissional que possua conhecimentos certificados na área.

A importância para as empresas

Apesar de ser um ramo novo para as empresas, ela é de vital importância dentro de qualquer organização, pois além de atuar reduzindo e prevenindo os problemas ocupacionais que causam alteração na saúde do colaborador, ela também promove o incentivo ao trabalho, diminuindo os níveis de stress dos trabalhadores, por exemplo.

Benefícios da ginástica laboral

A introdução das práticas de ginástica laboral nas empresas gera inúmeros benefícios para todos, como por exemplo:

  • Redução de falta dos funcionários;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhora na interação entre os colaboradores;
  • Diminuição dos problemas causados por movimentos repetitivos;
  • Redução no número de afastamentos médicos;
  • Diminuição dos casos de acidente de trabalho.

Consulte um profissional de Gestão da Saúde

Depois de entender a importância da ginástica laboral nas empresas e todos os benefícios que ela pode trazer, é primordial que seja desenvolvido um programa de Gestão da Saúde dentro da sua empresa.

Este planejamento é feito por um profissional de Gestão da Saúde, que analisa as informações sobre a qualidade da saúde dos colaboradores e, a partir disso, pode desenvolver atividades que trabalhem diretamente nas necessidades da organização (como as práticas de Ginástica Laboral).

Banner para fazer uma cotação de plano de saúde empresarial

DEIXE UM COMENTÁRIO