ENTENDA O IMPACTO DA GESTÃO DE PESSOAS NO SUCESSO DO SEU NEGÓCIO

A gestão de pessoas é um conjunto de práticas que busca o desenvolvimento do capital humano de uma empresa, ou seja, dos seus colaboradores. E embora pareça um assunto complexo, importante apenas nas grandes companhias, a realidade é que negócios de todos os portes devem estar atentos a essa área.

Se você ainda não tem muito conhecimento sobre o tema, saiba que medidas simples podem ser adotadas para que seu negócio comece a usufruir os benefícios de uma eficiente gestão de pessoas. Continue a leitura para se informar.

O que é gestão de pessoas

A gestão de pessoas, também conhecida como administração de recursos humanos, diz respeito ao conjunto de habilidades, técnicas e práticas que visa administrar os comportamentos internos dos colaboradores, a fim de que o capital humano possa ser potencializado dentro da empresa.

Assim, os esforços dessa área estão focados no desenvolvimento dos funcionários de um negócio através de participação, capacitação e envolvimento.

Embora seja um conceito muito confundido com o setor de RH, a gestão de pessoas é feita pelos líderes e gestores da empresa, que podem utilizar o RH como suporte para as suas atividades.

Como a gestão de pessoas impacta os resultados de um negócio

Como as pessoas são o centro de qualquer empresa, ter um melhor aproveitamento desse recurso traz diversos benefícios para o negócio. 

Com uma administração de recursos humanos eficiente, é possível promover mais satisfação e motivação nos colaboradores, o que resulta em maior produtividade. Além disso, a boa gestão de pessoas impacta na qualidade do atendimento ao cliente, na agilidade dos processos e pode até levar ao aumento da lucratividade.

Quais problemas a má gestão de pessoas pode trazer para a empresa

Assim como a gestão de pessoas bem executada traz benefícios para a empresa, a má gestão pode impactar negativamente o negócio.

Entre os principais problemas que a má gestão de pessoas pode trazer estão a baixa produtividade, a queda na qualidade dos serviços prestados e as entregas mais lentas e menos assertivas, que podem gerar resultados financeiros insatisfatórios e uma imagem negativa da empresa.

Como fazer uma boa gestão de pessoas

Agora que você conhece os impactos da gestão de pessoas no seu negócio, algumas medidas simples podem ser o pontapé inicial para implementar uma administração de recursos humanos eficiente na sua empresa, como: 

Banner para baixar o infográfico com os 10 benefícios extras mais valorizados no mercado de trabalho.

Melhorar o ambiente de trabalho

Criar um espaço positivo e agradável, que estimule e valorize cada indivíduo é fundamental para ter colaboradores satisfeitos e produtivos.

Incentivar a educação continuada

Oferecer treinamentos e motivar a atualização contínua da formação dos seus colaboradores ajuda a desenvolver as habilidades individuais e coletivas da equipe da sua empresa. O que só traz benefícios para o negócio.

Promover a cultura de feedback

Os feedbacks frequentes, especialmente de forma individual, ajudam a evitar falhas de comunicação e têm forte impacto na produtividade dos colaboradores.

Ter uma gestão de benefícios eficiente

Depois de implementada a administração de recursos humanos, fica mais fácil entender quais são os interesses do time e fazer uma gestão de benefícios adequada ao perfil da equipe. Assim, é mais simples decidir se a empresa oferecerá Vale Alimentação ou Vale Restaurante, e escolher o melhor plano de saúde empresarial.

E, quando o assunto é gestão de pessoas e oferta de benefícios para os seus colaboradores, a Nunes & Grossi pode ajudar! Com as opções de plano de saúde para PMEs com preços acessíveis e boa rede de atendimento, oferecidas por nós, as empresas reduzem custos e motivam seus funcionários, impactando diretamente na produtividade e no resultado do negócio.

Continue acompanhando as publicações do blog Minha Empresa N&G para não perder nossas dicas que ajudam a melhorar a gestão de negócios de pequeno e médio porte.

DEIXE UM COMENTÁRIO