ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Não é segredo para nenhum gestor ou dono de empresa que colaboradores mais felizes e motivados produzem mais e melhor. E, para que isso aconteça, é fundamental promover a qualidade de vida no trabalho. 

Neste texto, nós falamos sobre a importância da promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho, mostrando as vantagens de priorizar essa questão nas empresas e dando dicas de como implementar práticas que aumentam o bem-estar dos colaboradores no trabalho. Confira!

O que é qualidade de vida no trabalho

O termo “qualidade de vida no trabalho”, também conhecido como “QVT” nos ambientes corporativos, por profissionais de recursos humanos ou de gestão de pessoas, é usado para medir as condições de trabalho de um funcionário. Ao fazer essa mensuração, é possível determinar se um ambiente de trabalho é adequado para certo indivíduo ou não.

Diversos fatores influenciam a percepção de bem-estar dos colaboradores no trabalho e analisá-los é fundamental para aumentar a qualidade de vida no trabalho dos profissionais, seja no ambiente físico da empresa ou no home office.

Estão entre os fatores que impactam na qualidade de vida no trabalho:

  • a atribuição adequada de quantidade de tarefas
  • o recebimento de apoio psicológico
  • a criação de ambiente amistoso
  • os níveis de colaboração da equipe
  • a utilização de inovações tecnológicas
  • a política de feedbacks
  • a estabilidade na carreira e na função
  • as políticas de promoção da saúde
  • a utilização de equipamentos de segurança, os EPIs
  • o equilíbrio entre tempo trabalhado e de descanso
  • a oferta de benefícios.

Além disso, a qualidade de vida no trabalho depende também das relações pessoais, com a família e com a comunidade. Por isso, as empresas devem estar atentas e estimular que os profissionais mantenham a sua vida pessoal e profissional em equilíbrio.

Porque a qualidade de vida no trabalho é importante

Profissionais com qualidade de vida no trabalho são capazes de passar por diversas situações adversas e encarar desafios com mais disposição e coragem, favorecendo o crescimento, não só individual de cada um dos membros da equipe, mas também da organização. 

Implementar políticas que promovam a qualidade de vida no trabalho, trazendo mais bem-estar físico e emocional aos trabalhadores, causa um grande impacto na produtividade de toda a empresa

Quais os benefícios de garantir qualidade de vida no trabalho para os funcionários

Como evidenciado ao longo do texto, a promoção da qualidade de vida no trabalho além de fazer bem aos colaboradores, é muito vantajosa para as empresas. Abaixo nós destacamos os principais benefícios dela para o negócio. 

Diminuição do turnover

Quando não há qualidade de vida no trabalho, é normal que os profissionais deixem a empresa assim que surge uma outra oportunidade. Por essa razão, grandes companhias investem cada dia mais em soluções para aumentar o bem-estar dos seus colaboradores durante as horas do expediente e, assim, reter seus talentos.

Melhora da produtividade

Colaboradores felizes e satisfeitos trabalham com mais disposição e, com isso, acontece uma melhora significativa na qualidade dos produtos e nos serviços prestados aos clientes. Ou seja, toda a empresa ganha em produtividade. 

Redução do absenteísmo

Em um ambiente de insatisfação é mais comum que os trabalhadores se atrasem ou deixem de ir ao trabalho por não estarem motivados. Nesse cenário também é normal o aumento dos problemas de saúde em consequência do alto nível de estresse. Quando há qualidade de vida no trabalho, caem os números de atrasos, faltas e afastamentos por doenças.

Como melhorar a qualidade de vida no trabalho para os seus colaboradores

Agora que você sabe das vantagens de promover qualidade de vida no trabalho, a seguir nós damos dicas de como fazer isso aí, na sua empresa:

Cuide da saúde física e mental dos funcionários 

Garantir uma boa saúde física e mental para os colaboradores é fundamental para que haja qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Por isso, adote medidas como fornecer equipamentos de proteção obrigatórios de boa qualidade, ter cadeiras confortáveis e que não prejudiquem a postura, incluir ginástica laboral e sessões de massagem na rotina da empresa e contar com um profissional para oferecer apoio e dar suporte em momentos de crise, entre outras ações que contribuem para a saúde integral dos seus colaboradores.

Na Nunes & Grossi, enquanto trabalhávamos presencialmente, uma vez por semana havia sessões de quick massage para todos os colaboradores que quisessem. E no home office foram disponibilizados vídeos com exercícios que podem ser feitos em casa e acesso à plataforma ZenKlub que oferece diversos conteúdos sobre saúde emocional e bem-estar, além de atendimento com profissionais como terapeutas e psicólogos por preços mais acessíveis. 

Promova o desenvolvimento pessoal

Para aumentar o bem estar dos seus funcionários, invista no aprimoramento profissional deles por meio da oferta de bolsa de estudos, cursos de capacitação, treinamentos e feedbacks regulares.

Proporcione uma rotina de trabalho flexível

A flexibilização da jornada de trabalho traz mais liberdade para os colaboradores e possibilita que eles equilibrem melhor sua vida profissional com a pessoal. Isso tem impacto na produtividade dos funcionários e reflete na sensação de bem-estar no trabalho.

Promova a autonomia

Divida responsabilidades e estimule os colaboradores a serem proativos. Isso, além de evitar o acúmulo de tarefas, estimula a formação de novas lideranças e o clima de cooperação dentro da empresa. 

Estimule a prática de exercícios físicos

Informe seus colaboradores sobre a importância da prática de exercícios físicos e facilite a participação diária deles nesse tipo de atividade. Vale montar um espaço para exercícios dentro da empresa com acompanhamento de um profissional, promover e patrocinar torneios esportivos ou mesmo fechar convênio com uma rede de academias.

Antes da pandemia da covid-19, anualmente a Nunes & Grossi patrocinava como corretora oficial, a prova de corrida 10Km Tribuna FM. Isso incentivou nossos colaboradores a adotarem uma rotina de treinos e participarem da corrida. 

Esperamos que este conteúdo sobre qualidade de vida no trabalho seja muito útil para você e para sua empresa. Para ver outros artigos que ajudam na gestão do seu negócio, acompanhe as publicações aqui no blog Minha Empresa N&G.

DEIXE UM COMENTÁRIO