DIVERSIDADE E INCLUSÃO NAS EMPRESAS – POR QUE É IMPORTANTE?

O mês de junho tem sido marcado por diversos acontecimentos ao redor do mundo, além da pandemia que estamos enfrentando desde março. Dentre todos os eventos, podemos destacar dois de grande importância e que tem como questões em comum a diversidade e inclusão. São eles: a ascensão do movimento Black Lives Matter e a comemoração do mês do Orgulho LGBTQ+.

Essas questões, que envolvem diversidade e inclusão, tem sido cada vez mais discutidas em muitos ambientes, e não está sendo diferente no ambiente corporativo. Em 2018, um estudo feito pela BCG (Boston Consulting Group), apontou que empresas que prezam pela diversidade em seus times, principalmente em cargos de gerência e liderança, tem um retorno 19% maior em sua receita por contar com ideias mais inovadoras.

Isso acontece porque, equipes plurais, que contam com pessoas com visões de mundo diferentes, tem mais facilidade de enxergar e investir em públicos e oportunidades de negócios não tão óbvias. Dessa forma, acabam trazendo mais criatividade e inovação para a empresa, por exemplo.

No entanto, uma pesquisa realizada em 2019 pela Robert Half, empresa especialista em recrutamento, aponta que cerca de 57% das empresas acreditam que ainda não contam com uma política clara de diversidade de inclusão. Além disso, dessas empresas, cerca de 18% aponta que o motivo principal é a falta de apoio das lideranças.

Por esses e outros motivos, hoje decidimos falar um pouco sobre como trabalhar diversidade e inclusão na sua empresa e a importância disso. Continue lendo para conferir!

Diversidade vs. Inclusão

Engana-se quem acredita que os dois termos representam a mesma coisa. Sendo assim, para começar a compreender melhor como incluir essas duas questões no dia a dia da sua empresa, é necessário entender a diferença entre elas.

A diversidade diz respeito àquilo que nos faz únicos, diferentes uns dos outros, seja por questões sociais, culturais, biológicas ou outras. Dessa forma, podemos definir como uma equipe diversa, aquela que é composta por pessoas de diferentes idades, identidades de gênero, orientação sexual, formações, cultura, cor, etnia, nacionalidades, crenças, com deficiência, entre outros.

Já a inclusão, é a dinâmica que permite fazer com que essas pessoas, de diversos backgrounds, sintam-se parte do todo. Sendo assim, elas devem ser tratadas dentro do ecossistema da empresa, tanto durante um processo seletivo, quanto no dia a dia, com igualdade e equidade.

Portanto, é importante ressaltar que para promover a diversidade e igualdade de forma efetiva na sua empresa, não adianta apenas contratar pessoas pertencentes a diferentes grupos – pelo contrário! O que queremos dizer é que, para promover a diversidade no seu ambiente de trabalho, além de outras ações que citaremos a seguir, é necessário ter esses valores no DNA da cultura da sua empresa.

Dessa forma, todos os processos que forem feitos, desde um processo seletivo, até uma promoção, por exemplo, serão pautados unicamente na capacidade profissional do candidato. Diante disso, é imprescindível que a sua cultura organizacional não seja influenciada por preconceitos, sejam eles culturais, de classe, de gênero, ou qualquer outro que possa existir.

Por que é importante para sua empresa assumir valores como diversidade e inclusão?

Além do motivo que pontuamos logo no início do texto, cujo empresas que praticam a diversidade tem um retorno cerca de 19% maior em sua receita, que são consequência do trabalho de times mais criativos, também existem outros benefícios.

A melhora do clima organizacional é um desses benefícios, por exemplo. Isso porque, ao promover um ambiente diverso e inclusivo na sua empresa, você está trabalhando também valores como respeito, colaboração e pertencimento. Assim sendo, o clima na organização fica mais leve, proporcionando uma rotina positiva aos colaboradores.

Como consequência da melhora do clima organizacional, acontece a diminuição da rotatividade. Pois, ao possibilitar um local de trabalho mais harmonioso, seus colaboradores passam a sentir-se à vontade trabalhando e começam a pensar em plano de carreira dentro da organização, ao invés de troca de emprego, por exemplo.

Outro ponto que também é favorecido ao adotar esses valores é o reforço das realizações institucionais da sua empresa. Isso porque, quando uma empresa trabalha efetivamente essas questões como diversidade e inclusão, ela gera valor para a sociedade onde está inserida. Dessa forma, desperta a atenção de consumidores e parceiros, criando um diferencial perante a concorrência.

E por onde começar a promover esses valores na sua empresa?

Como foi mencionado, cerca de 18% das empresas que não promovem a diversidade e inclusão apontam que o principal motivo é a falta de apoio das lideranças. Sendo assim, o primeiro passo é entender que os líderes da sua empresa são seus maiores aliados e envolve-los nesse processo. Isso porque, ao contar com líderes inclusivos, os momentos de criação de um ambiente respeitoso e acolhedor para os diversos tipos de colaboradores se tornam muito mais fluído.

Garantir a conscientização dos colaboradores que já compõe o quadro de funcionários da empresa sobre a relevância desses assuntos também é um passo importante. Para isso, é possível trabalhar esse ponto através da criação de códigos de conduta que abordem temas como o respeito à diversidade, por exemplo.

Outra forma de trabalhar essa questão é investir em uma comunicação, tanto interna, quanto externa, que sempre expressem valores que compactuem com esses assuntos positivamente. Para isso, é possível criar um comitê de diversidade e inclusão, por exemplo, que auxilie na construção e prática de ações efetivamente inclusivas.

Ter um processo de recrutamento e contratação bem estruturados, é outro meio de promover essas questões na sua empresa. O ideal é que eles não sejam enviesados e levem em consideração apenas as capacidades relacionadas à vaga disponível como a formação e referência profissional e soft skills necessárias, por exemplo. Dessa forma, ignorar possíveis preconceitos referente a raça, gênero, sexualidade, credo, entre outros, é um fator extremamente importante nesse ponto.

Na realidade, o processo para promover diversidade e inclusão em uma empresa, está intrinsecamente ligado à transformação da cultura organizacional da mesma. Sendo assim, também é necessário definir objetivos, metas, métricas e formas de monitoramento dessa mudança para entender se ela está sendo de fato efetiva e não superficial.

Como vimos, a promoção de diversidade e inclusão nas empresas está diretamente ligada ao sucesso das mesmas em um período não muito longo. Isso porque, esses temas tem sido cada vez mais discutidos e cobrados pelas sociedades onde as organizações estão inseridas. Promover a inclusão e equidade para as minorias é um ato de cuidado e #CuidarÉColetivo.

Esperamos que você tenha gostado desse assunto e para acompanhar mais publicações sobre gestão empresarial e gestão de benefícios, continue acompanhando nosso blog!

DEIXE UM COMENTÁRIO