DICAS PARA RECUPERAR A SAÚDE FINANCEIRA DO NEGÓCIO

Crises são recorrentes na economia mundial e seu negócio precisa ter um elemento bem estruturado para passar por elas: saúde financeira. 

Manter a saúde financeira pode ser um enorme desafio para as pequenas e médias empresas, mas uma boa administração das finanças permite passar por grandes imprevisibilidades econômicas sem grandes danos.

Estabelecer uma rotina de cuidados com os processos financeiros é primordial para uma saúde financeira positiva. Mas se você não considerou esse cenário antes e as crises pegaram a sua empresa desprevenida, não se desespere: é possível recuperar a saúde financeira do seu negócio! 

Acompanhe as dicas que preparamos e reverta esse cenário agora mesmo.

Como o descontrole financeiro afeta o bom funcionamento de um negócio

A falta de visibilidade das finanças dentro de uma empresa pode causar um descontrole financeiro que traz grandes impactos, uma vez que não há limites e metas definidas para gastos e distribuição do dinheiro. 

Além disso, esse descontrole leva a gastos sem visibilidade do futuro, ou seja, gastos sem estratégia, o que ocasiona um aumento das despesas no lugar de redução de custos. Todos esses fatores contribuem para um possível endividamento e comprometimento da lucratividade.

6 dicas práticas para recuperar a saúde financeira da empresa

Estando em um momento crítico ou não, estabelecer estratégias para manter e potencializar a saúde financeira é fundamental para qualquer negócio. Veja algumas práticas que você deve aplicar o quanto antes para que as finanças da sua empresa respirem aliviadas:

Faça planejamento financeiro

O primeiro passo para identificar a real situação financeira de qualquer empresa é elaborando um planejamento financeiro. Com ele, você conseguirá ver os problemas que podem estar colocando em risco a saúde financeira do seu negócio e maneiras para solucioná-los.

Controle os gastos

Depois de mapear e conhecer os gastos do negócio através do planejamento financeiro, chegou a hora de definir o que é prioridade e aquelas coisas que não são realmente essenciais e que podem ser reduzidas e até cortadas para que a sua saúde financeira se equilibre novamente.

Renegocie dívidas

Se as dívidas são uma questão no seu negócio, considere negociá-las com os credores e busque condições dentro das atuais condições da empresa para que elas possam ser cumpridas. Aproveite eventuais oportunidades, como campanhas do governo para pagamentos de tributos e datas anteriores aos vencimentos das dívidas, quando os credores costumam ser mais flexíveis.

Controle seu estoque

Saúde financeira também tem a ver com gestão de bens e o controle do estoque entra nesse quesito. Reserve um tempo para analisar o estoque e listar os itens. Um estoque sem controle pode gerar excesso na reposição de certos produtos, que podem encalhar, e escassez de outros que têm boa saída.

Dê atenção à gestão tributária

Há diversos tributos obrigatórios que precisam ser pagos e gerenciados para manter um negócio em regularidade. Com um planejamento tributário você vai conseguir traçar estratégias para pagar tributos de maneira organizada e, assim, evitar pagar mais do que precisa nesse processo

Busque novas fontes de rendas

Muitas empresas, em momento de crise, se valem da criatividade e inovação para conseguir mais receita. Avalie se esse não é o caso da sua empresa e se não há novas fontes de renda a serem consideradas e que estão alinhadas ao seu modelo de negócio. Não necessariamente precisa ser um novo produto, pode ser que a sua solução esteja em novo canal de venda ou até em maiores ações de marketing.

Desafios que impactam a saúde financeira acontecem com qualquer empresa — a diferença está no quanto ela está preparada para enfrentá-los, tomando as medidas necessárias para equilibrar as contas. 

Nessa jornada, ter em mãos ferramentas estratégicas que contribuem nessa organização e preparo é fundamental e pode ser o seu grande diferencial. E você pode contar com a Nunes & Grossi nessa organização!

A Planilha de Fluxo de Caixa para Gestão Financeira é uma ferramenta que, de maneira simples, ajuda você a ter uma melhor visualização dos resultados da sua empresa em forma de gráficos e o melhor: calculando tudo automaticamente. Baixe agora essa planilha e dê o primeiro passo para recuperar a saúde financeira do seu negócio!

DEIXE UM COMENTÁRIO