COMO FAZER GESTÃO DE ESTOQUE DE FORMA EFICIENTE

Se você está pensando em reduzir os gastos na sua empresa, melhorar o atendimento e obter maior produtividade e competitividade nas suas operações diárias, você precisa aprender a fazer uma boa gestão de estoque. Esse procedimento é imprescindível para que o seu negócio alcance seus objetivos e cresça de forma saudável.

Porém, se você não sabe muito bem como controlar o estoque de forma eficiente, continue a leitura deste artigo e confira as nossas dicas.

O que é gestão de estoque?

No comércio, o controle de estoque, também chamado de gestão de estoque, é o processo que garante que a quantidade certa e necessária de mercadorias esteja disponível na loja. Quando bem feito, garante também que o ponto de venda atenda à demanda dos clientes da forma mais eficaz possível.

Para um bom gerenciamento de estoque é fundamental ter acesso a dados de compras, novos pedidos, expedição, armazenamento, recebimento, satisfação do cliente, prevenção de perdas e giro, entre outras informações que ajudam a fazer uma gestão eficiente.

Quais os benefícios de fazer gestão de estoque de forma eficiente?

Quando a gestão de estoque é feita de forma adequada, é possível maximizar os lucros, reduzir custos, eliminar perdas e ainda melhorar o índice de satisfação do cliente.

Além disso, o controle de estoque impacta positivamente das seguintes formas: 

  • otimizando o investimento em mercadorias
  • permitindo estimativas de vendas
  • possibilitando projetar com antecedência os pedidos aos fornecedores
  • aprimorando o planejamento da produção
  • identificando os produtos que mais vendem e os que menos vendem
  • ajudando a definir ofertas e precificar adequadamente os produtos.

3 dicas para fazer gestão de estoque de maneira correta

Depois de conhecer os benefícios de fazer gestão de estoque de forma correta, é fundamental adotar as melhores práticas para realizar esse controle. A seguir nós listamos três dicas que ajudam a manter o estoque em dia aí, na sua loja.

1. Faça inventário de estoque

Fazer inventário de estoque é a prática de contar periodicamente os produtos estocados em uma empresa. E a sua realização é fundamental para uma boa gestão de estoque. 

O inventário é um procedimento que evita muitas falhas no controle de estoque. Por esse motivo, é aconselhável que sejam realizados inventários periódicos em curtos períodos de tempo em áreas separadas do estoque. 

É claro que esse tipo de ação não elimina a necessidade de realizar um inventário geral em médio prazo, mas são de grande ajuda para eliminar erros que podem impactar no dia a dia do negócio.

2. Automatize o controle de estoque

A automatização da gestão de estoque reduz a necessidade de controles manuais, o que faz com que as atualizações sejam contínuas, aumentando assim a produtividade de toda a sua equipe. Afinal, o controle manual requer mais atenção e é mais suscetível a erros, além, é claro, de ser bem mais trabalhoso.

No mais, uma gestão de estoque automatizada evita situações como a de um vendedor informar a um cliente que tal item não está disponível quando, na verdade, ainda existem unidades dele no estoque.

3. Treine seus funcionários

Treinar os colaboradores da empresa é algo fundamental para que todas as operações envolvendo o controle de estoque sejam realizadas de forma adequada. O recomendável é que uma pessoa assuma a liderança e verifique todos os dias como andam as atividades desempenhadas e quais funcionários e processos precisam de melhorias.

Dessa forma, a gestão de estoque será monitorada de forma adequada e os profissionais responsáveis estarão sempre preparados para desenvolver suas atividades da melhor forma possível.

Gostou deste conteúdo com dicas de gestão de estoque? Pronto para começar a reduzir os custos da sua loja? Para mais dicas e informações relevantes para o seu negócio, acompanhe as publicações no blog Minha Empresa.

DEIXE UM COMENTÁRIO