COMO AUMENTAR AS VENDAS NO FINAL DO ANO: 7 DICAS INFALÍVEIS

Dezembro está chegando e, com ele, expectativas e dúvidas sobre como aumentar as vendas no final do ano. 

Com a economia do país voltando a aquecer e as pessoas se sentindo mais à vontade para ir às compras, quem tem um negócio precisa buscar estratégias que possam trazer bons resultados.

Pensando nisso, nós preparamos um guia com sete dicas que serão extremamente úteis no momento de planejar suas ações de venda para este final de ano. Confira!

1. Defina metas para esse período

A pergunta que deverá nortear o seu plano e que, por isso, é a nossa primeira dica sobre como aumentar as vendas no final do ano, é: quanto você quer lucrar nesse período? A partir da definição do seu objetivo, você terá muito mais capacidade de desenvolver estratégias para alcançar bons resultados. Por exemplo, aumentar o estoque, melhorar os preços ou contratar mais pessoas. Tudo isso depende de qual será o seu interesse de lucro. 

2. Controle o seu estoque

Falando em estoque, essa é a hora de dar uma olhada no seu inventário e ver o que precisa ser reposto para as ações de venda do final do ano. Além disso, veja o que tem de produtos que estão parados para poder criar campanhas que servirão, inclusive, para desencalhar itens. Avalie os preços e precifique corretamente. 

3. Prepare sua equipe

Outra dica essencial, que faz parte da estratégia de como aumentar as vendas no final do ano, é investir na capacitação da equipe.

Todos que trabalham com varejo sabem como esse é um período efervescente e, portanto, vale a pena já começar os treinamentos e preparações com antecedência. Lembre-se de que o bom atendimento é um enorme diferencial e pode ser o que levará o cliente a escolher a sua loja e não a concorrência. 

4. Faça promoções sob medida

Final de ano é momento de fazer promoções e acredite: se você não entrar nessa onda, não vai lucrar. Mas isso não significa que você deve sair por aí torrando o seu estoque e vendendo produtos por preços baixos a ponto de não cobrir suas contas.

Invista um tempo na precificação dos produtos que pretende liquidar para encontrar o perfeito ponto de equilíbrio. 

5. Organize sua loja física

Outra dica essencial de como aumentar as vendas no final de ano é criando uma decoração especial na sua loja. Esse é um momento mágico, no qual as pessoas são mais facilmente encantadas. Por isso, vale a pena apostar em vitrines chamativas e em cores que façam o consumidor se sentir mais atraído pelo período e pelo interesse em comprar. 

6. Invista em ações de marketing digital

Não se esqueça de reservar uma parte do seu orçamento para as campanhas de marketing digital. Afinal, ele é um ótimo aliado quando o assunto é como aumentar as vendas no final de ano!

Faça postagens caprichadas nas redes sociais, invista em anúncios pagos e aposte em recursos tecnológicos, como o envio de listas de transmissão e descontos exclusivos para os clientes fidelizados. 

7. Se você vende pela internet, cuide da logística

Por fim, uma última dica essencial para garantir a boa experiência de compra dos seus clientes é cuidar do pós-venda. Assim que o momento mais tumultuado passar, é hora de organizar os envios, principalmente se você trabalha com e-commerce. Todos estão ansiosos, esperando os seus presentes chegarem, e contam com você para ajudá-los a resolver isso!

Aproveite que esse é o momento mágico das vendas para o varejo e aposte naquilo que pode te trazer bons resultados.

Para ter mais dicas como essas, acompanhe as publicações em nosso blog!

DEIXE UM COMENTÁRIO