7 DICAS PARA SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Para ser um empreendedor de sucesso é essencial buscar capacitação profissional contínua para lidar com as demandas diárias. E investir em sua formação como gestor vale muito a pena, já que isso impacta nos resultados financeiros do negócio.

Mas além dessa formação teórica, é importante também que você aposte em algumas dicas que ajudam na tomada de decisão e tornam seu negócio mais rentável. Veja a seguir sete insights que levam você a ser um empreendedor bem sucedido.  

1. Planeje-se

O planejamento é a chave para ter uma empresa organizada, com processos que permitam que você preveja acontecimentos e esteja preparado para lidar com eles.

E mesmo que práticas burocráticas, como elaborar um plano de negócios, não sejam atraentes, elas são essenciais para orientar os caminhos que a sua empresa deverá seguir. Por isso, crie um planejamento com os objetivos, a análise de mercado e todas as estratégias que serão usadas para alcançar os resultados que o seu negócio quer alcançar. 

2. Conheça seus clientes

Para quem quer ser um empreendedor de sucesso, conhecer bem seu nicho de mercado e seu público-alvo é essencial. Afinal, quando você conhece os seus clientes, consegue oferecer exatamente aquilo que eles buscam e precisam e, assim, garantir uma ótima experiência de atendimento

Para ter êxito, invista em uma pesquisa aprofundada sobre quem é o seu cliente ideal (sua persona) e entenda como ele se comporta, quais são as suas dores e desejos. Assim, suas chances de vendas serão muito melhores. 

3. Entregue mais do que o cliente espera

Surpreender positivamente é um comportamento frequente nos empreendedores de sucesso.

Donos de negócios que se destacam têm uma inquietação saudável por produzir e entregar mais do que lhe foi pedido. E isso encanta o público, que se torna mais fiel.

Para surpreender seus clientes, vale a pena apostar em detalhes que não aumentem significativamente o custo de sua produção, mas que gerem grande satisfação. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, você pode enviar uma cartinha escrita a mão para seus clientes com instruções de como cuidar da peça comprada, o que acha?

4. Mantenha-se atualizado

Investir na própria formação sempre vale a pena. Quando adquirimos conhecimento teórico, vindo de faculdades, cursos, workshops e palestras, nossos horizontes se expandem e as ideias começam a fluir com mais facilidade.

Manter-se atualizado é uma maneira eficiente de ter sempre novos planos e conquistar ainda mais clientes. Vale a pena entrar em contato com o SEBRAE de sua cidade, para verificar quais cursos na área de empreendedorismo estão sendo realizados. Essas formações são gratuitas e já colaboraram com milhares de empresários brasileiros.

5. Identifique novas oportunidades de negócio

Verificar oportunidades é algo que o olho treinado de um empreendedor de sucesso sempre consegue. Mas, para conseguir fazer isso com bastante eficiência, vale a pena se atualizar, estudar o seu mercado e, principalmente, o seu público.

Diversificar o seu nicho é uma maneira de aumentar o seu ramo de atuação e, dessa forma, conquistar mais vendas e território. 

6. Invista em network

O network é uma forma interessante de gerar novas parcerias e, diretamente ligado ao tópico anterior, criar novas oportunidades para a sua empresa.

Ter uma rede de contatos influente, com outros empresários e pessoas importantes para o seu mercado e ciclo de trabalho, facilita no momento de dar passos decisivos em seu negócio. 

7. Conheça a história de outros empreendedores de sucesso

Aprender pelo exemplo é algo que muitos empreendedores de sucesso contam como parte de sua trajetória. Invista na leitura de livros sobre a jornada desses grandes empresários e identifique atitudes que podem ser copiadas e levadas para o seu cotidiano.

Lembre-se que essas personalidades podem servir como uma inspiração para você!

Curtiu o conteúdo? Para mais dicas que ajudam na gestão do seu negócio e na sua trajetória para se tornar um empreendedor de sucesso, acompanhe as publicações aqui, no blog Minha Empresa N&G.

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