7 DICAS PARA MELHORAR O ATENDIMENTO AO CLIENTE NA SUA EMPRESA

Sua empresa pode ter o melhor produto e os melhores preços do mercado, mas se não tiver um bom atendimento ao cliente, terá dificuldades para conquistar e fidelizar o público.

Hoje, os consumidores são extremamente exigentes e o mercado altamente competitivo, por isso investir no atendimento pode fazer toda a diferença na hora de fechar uma venda.

Neste artigo, nós listamos sete dicas que ajudam a tornar o atendimento ao cliente um diferencial da sua empresa. Confira!

1. Defina seu público-alvo

Antes de qualquer ação visando melhorar o atendimento ao cliente, é importante você ter muito bem definido o público-alvo da sua empresa.

É preciso saber quem são as pessoas que costumam comprar em seu negócio: seus interesses, gênero, faixa etária, renda média, de onde são etc. Quanto mais informações você tiver sobre elas, mais fácil será acertar na abordagem do atendimento.

2. Organize os dados dos seus clientes

Para conseguir definir seu público-alvo e poder oferecer um bom atendimento, é muito importante que você mantenha bem organizado os dados colhidos dos seus clientes, como endereço, e-mail, telefone, data de aniversário, compras anteriores etc. 

Ter essas informações ajuda a gerar oportunidades para a área de vendas e a criar ações de marketing mais assertivas.

3. Treine sua equipe

A sua equipe deve ter consciência da importância do bom atendimento ao cliente para o sucesso do negócio, e a única maneira de fazer isso é treinando e capacitando seus vendedores, para que saibam lidar com todos os tipos de clientes.

Profissionais bem preparados aumentam as taxas de conversão do negócio, já que são eles os responsáveis pelas vendas, divulgação do produto ou serviço e auxílio ao consumidor na hora da compra.

4. Seja ágil e eficiente

Na correria do dia a dia, ninguém quer perder tempo, por isso, nada melhor do que ter uma equipe de atendimento ao cliente ágil e eficiente.

Seus vendedores devem estar sempre prontos e preparados para esclarecer dúvidas e resolver os mais diversos problemas dos consumidores. 

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5. Crie diferentes canais de comunicação

Os canais tradicionais de comunicação, como telefone e e-mail, já não são tão utilizados como antes. Assim, é fundamental que sua empresa tenha diferentes canais de comunicação para um melhor atendimento ao cliente, como as redes sociais. 

No entanto, é interessante fazer um mapeamento completo de onde, quando e como seus clientes normalmente comentam sobre os produtos ou serviços da empresa. Assim fica mais fácil promover e investir no atendimento com a certeza de que seu público-alvo será alcançado. 

6. Ouça seus clientes

As pessoas querem ser ouvidas e com os seus clientes não é diferente. Portanto, saiba ouvir e orientar seu consumidor de forma que ele sinta toda a sua dedicação. Quem sabe ouvir aumenta as chances de realizar uma venda e permite a descoberta de possíveis falhas na operação e novas oportunidades de negócio.

E para ouvir os feedback de seus clientes, nada melhor do que criar meios para que eles possam expressar sua opinião sobre o atendimento, como um formulário no seu site.

7. Foque na fidelização dos clientes

É muito mais barato manter um cliente do que conquistar um novo, sabia? Pensando nisso, elabore um programa de fidelização. 

Mas lembre-se que um bom programa de fidelização de clientes deve ser fácil de participar e deve ter como recompensa coisas que seus clientes realmente gostariam de ganhar. E claro, crie uma comunicação direta e objetiva que atraia seu público.

E então, gostou das nossas dicas sobre atendimento ao cliente? Esperamos que nossos conteúdos ajudem na gestão do seu negócio. Para ver outros dos nossos artigos, siga acompanhando as publicações aqui, no blog Minha Empresa N&G.

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