5 DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NA SUA LOJA

Você está em busca de melhores resultados para sua loja? Sente que seu negócio poderia crescer, mas não sabe como? Avaliar os níveis de produtividade da sua operação e encontrar formas de otimizá-los pode ser o que está faltando.

Com certeza, você já ouviu a máxima que diz “há uma grande diferença entre trabalhar muito e trabalhar bem”. E se você está cansado de ver sua equipe nadar, nadar e morrer na praia, é hora de conferir dicas que ajudam a aumentar a produtividade na sua loja e cooperam para o sucesso do seu negócio. Boa leitura!

1. Defina objetivos e metas

Para melhorar a produtividade da sua equipe é fundamental estabelecer objetivos e metas para os seus colaboradores, só assim eles vão compreender o que precisa ser feito e o que a empresa almeja alcançar.

Mas não adianta fazer isso de qualquer maneira. Na hora de definir metas e objetivos para o negócio é importante utilizar metodologias como a SMART, que determina que metas devem ser:

S – Específicas (Specific)

M – Mensuráveis (Measurable)

A – Atingíveis (Attainable)

R – Realistas (Realistic)

T – Temporizáveis (Time-bound), ou seja, ter prazo e duração bem estabelecidos. 

Depois de definir as metas, divulgue-as para todos os colaboradores e garanta que todos entendam o papel que desempenham no processo para que elas sejam atingidas. Para isso, você pode utilizar quadros de avisos, e-mails, panfletos e diversas outras formas de comunicação.

2. Invista em treinamento 

O aumento da produtividade está intimamente relacionado ao maior nível de capacitação da sua equipe. Assim, separe uma verba e invista no treinamento dos seus colaboradores.

Quanto mais qualificado, mais preparado o seu colaborador estará para realizar o seu trabalho e assim, o aumento da produtividade virá naturalmente. 

3. Automatize tarefas

Algumas tarefas podem e devem ser automatizadas para facilitar o dia a dia na sua loja. Por isso, pare de ver o investimento em tecnologia como um problema, pois ele pode ser a solução para o seu negócio.

Erros e retrabalhos diminuem de forma considerável quando algumas tarefas são automatizadas ou quando são fornecidas aos colaboradores as ferramentas certas. Dessa forma, sobra mais tempo para os colaboradores fazerem o que realmente importa para o seu negócio.

Diga adeus às tarefas manuais e burocráticas e você verá a produtividade da sua equipe crescer. 

4. Crie um ambiente de trabalho organizado e agradável

É importante manter o ambiente de trabalho limpo, organizado, saudável e agradável. Afinal, ninguém merece trabalhar em um lugar sujo, barulhento e bagunçado, certo? E não só no aspecto físico.

Crie um espaço de trabalho em que prevaleçam as boas regras de convivência, a educação e as boas maneiras. Um ambiente em que não exista fofoca e que a comunicação seja sempre transparente e honesta. 

5. Motive e recompense seus colaboradores

Por fim, mas não menos importante, saiba que colaboradores motivados trabalham com mais alegria e por isso mesmo se tornam mais produtivos.

E para motivar a equipe, nada melhor do que recompensá-la com salários compatíveis com o mercado, benefícios atraentes, como plano de saúde, e um programa que favoreça o desenvolvimento profissional. Além, é claro, de oferecer recompensas sempre que objetivos e metas estabelecidos forem alcançados. 

Agora que você já conferiu nossas dicas de como aumentar a produtividade na sua loja, saiba que aqui no blog Minha Empresa N&G você sempre encontra conteúdos que podem ajudar a melhorar a gestão do seu negócio, então, acompanhe nossas publicações.

DEIXE UM COMENTÁRIO